A empresa caçadorense conquistou a 2ª colocação na categoria “Plástico, Borracha, Papel e Celulose”

A Adami S/A foi premiada pela IT Mídia e PwC como uma das 100+ Inovadoras no uso de TI. A empresa ficou na 2ª posição na categoria Plásticos, Borracha, Papel e Celulose e na 55ª no geral, conforme divulgação do ranking no evento IT Fórum Expo 2017 realizado no dia 7 de novembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Conforme explica o gerente de TI da Adami S/A, Luciano Rossete, há alguns anos, a empresa adquiriu um sistema para realizar o cálculo e efetuar o inventário florestal, mas durante o período de uso notaram-se dificuldades operacionais que o tornaram uma ferramenta de difícil uso operacional.

Diante da necessidade, a Unidade de Negócio Florestal solicitou ao Departamento de TI apoio para desenvolvimento de um sistema personalizado de cálculo de inventário florestal que contemplasse alguns requisitos para melhorar a eficiência do processo.

Adami S/A está novamente entre as 100 empresas mais inovadoras no uso de TI do paísSegundo Rossete, com o projeto “Inventário Florestal Digital”, a unidade de negócio obteve resultados significativos: possibilitou inventariar as florestas de forma móvel e rápida, otimizou o tempo de cálculo do inventário e ainda, criou fórmulas de alto nível de complexidade para as projeções que antes eram realizadas em planilhas.

Com esse case, a Adami S/A foi classificada pelo segundo ano consecutivo como uma das 100+ Inovadoras no Uso de TI do país. “Para nós, do Departamento de TI, é um orgulho imenso, pois trata-se do reconhecimento de trabalho em equipe alinhado a um objetivo, com pessoas dedicadas que merecem a valorização de todo o esforço aplicado em um projeto que está agregando valor ao negócio”, ressalta Luciano.

O gestor destaca que o trabalho realizado pela IT Mídia junto com a PwC para valorização das iniciativas de inovação realizadas nas mil maiores empresas do Brasil é muito importante. “É muito gratificante participar de um evento de nível nacional destacando o nome da Adami S/A entre outras grandes marcas do mercado. Parabéns à Adami S/A, à equipe de TI e também à equipe da Unidade de Negócio Florestal, que idealizou, apoiou e esteve presente durante toda a execução do projeto”, afirmou.

Talkshow no IT Forum Expo

No segundo dia do evento, o projeto “Inventário Florestal Digital” foi apresentado ao público durante um Talkshow . “A IT Mídia nos fez o convite para palestrar sobre o case de inovação da Adami S/A inscrito na premiação”, conta Luciano, que fez a apresentação.

Segundo ele, o projeto iniciou em janeiro de 2016. “Com uma equipe reduzida, porém muito engajada e determinada, o projeto foi entregue e os benefícios da operação e gestão foram muito satisfatórios”.

Entre as melhorias conquistadas pela empresa com o projeto, destacam-se:  grande otimização da operação com uso de recursos tecnológicos de coleta de dados em tablet e aplicação direcionada para a atividade em campo, economia de tempo na transmissão de dados e definição das etapas da operação entre administrativo e operacional, informações confiáveis e disponíveis para tomada de decisão na gestão das áreas reflorestadas, cálculo do inventário florestal (patrimônio), projeção de produção, projeção de despesas com exaustão, informações para contabilidade, financeiro e mercado.