A Adami foi premiada pela IT Mídia e PwC como uma das 100+ Inovadoras no uso de TI. A empresa ficou na 3ª posição na categoria Plásticos, Borracha, Papel e Celulose e na 87° no geral da 16ª edição do evento. O anúncio foi feito durante o IT Fórum Expo 2016, evento B2B de TI que ocorreu durante a SP. O prêmio foi recebido pelo gerente de TI da Adami, Luciano Antônio Rossete.

O prêmio contextualiza a inovação regida pelas maiores empresas do País por meio da combinação de processo versus prática na utilização da tecnologia em benefício da inovação empresarial. Os interessados deveriam responder um questionário com 23 perguntas sobre inovação e apresentar um case por escrito.

Conforme explica Rossete, a Adami foi premiada por um case de governança de indicadores. “Até 2014, a Adami não fazia gestão de plano orçamentário, não existiam indicadores dentro da empresa. No final de 2014, a diretoria resolveu contratar uma consultoria para implantar um modelo de governança por indicadores, durante 2015 aconteceu o processo de implantação do modelo dentro da organização. A Adami tem seis unidades de negócio diferentes e dentro da empresa são dezoito gestores, então, foi um desafio bem grande padronizar essa gestão”, conta.

De acordo com ele, quando a consultoria terminou em 2015, a área de planejamento decidiu junto com o departamento de Tecnologia da Informação vislumbrar uma forma mais dinâmica de fazer a gestão. “Levamos para diretoria a ferramenta do SoftExpert, módulo SE performance, em que conseguiríamos colocar todos indicadores automatizados, disponíveis para todos os gerentes”, conta o executivo.

Conforme destacou, o processo de implantação da ferramenta foi desafiador. “Foram dois meses para trazer todos os indicadores que existiam nas planilhas das áreas, colocar dentro da solução e iniciar o acompanhamento com as medições das metas. Foi um processo automatizado que abrangeu a empresa como um todo, todas as áreas foram envolvidas no processo”.

Rossete considera que o ganho principal foi o modelo ter sido implementado como cultura dentro da empresa. “Com a ferramenta conseguimos dispor mais tempo para esses gestores, o que também é um ganho fundamental. Além disso, trazer a automação como um benefício para todo o negócio e a informação em tempo real para a diretoria poder nortear o caminho da Adami. Hoje um dos diferenciais é que na reunião mensal gerencial não se utiliza mais as planilhas, mas a própria ferramenta. Outro grande diferencial foi no acompanhamento das despesas que também era feito em planilha e colocamos nessa mesma solução integrada com o ERP. Conseguimos criar um dinamismo bem grande na gestão corporativa”, avalia.